Depoimentos

Qual o Caminho do Cerrado?
"Ao aceitar o convite da minha amiga e fotógrafa, Melissa Maurer, eu já tinha, sim, observado o desaparecimento gradativo do cerrado às margens da GO-118. Minha mãe tem casa na região e há aproximadamente vinte anos faço o caminho entre Brasília e Alto Paraíso e percebo, ao passar pela estrada, o sumiço da vegetação de galhos retorcidos.
Desde o começo do projeto, eu sabia que o trabalho seria uma experiência incrível. Não só pela causa, que é mais do que nobre, mas principalmente pela coragem que deveria dispor para percorrer a estrada seminua para realizar as fotos em meio ao trânsito de carros, caminhões e pessoas. Essa talvez tenha sido a minha maior preocupação no primeiro momento, a exposição da minha imagem.
Porém, O Caminho do Cerrado transformou a preocupação da divulgação da minha imagem em algo muito pequeno perto da dimensão do que vivenciamos pelo percurso. Adentrar o mato alto, plantações, se ver coberta de teia de aranha, ouvir o barulho constante de animais por perto, ter vários arranhões e picadas pelo corpo, estar ao lado de tonéis de veneno, sentir meu corpo sendo molhado por agrotóxico e ter o cheiro do produto entrando pela máscara, me fez entender com exatidão o que estávamos registrando, a gravidade do que está ocorrendo e a importância de expor e discutir o assunto.
Olhar campos a perder de vista sem presenciar uma única árvore; perceber de perto a mudança da coloração da soja diante do uso de produtos químicos; entrar em lagoa artificial e ver dezenas de árvores que foram mortas devido ao alagamento da área; estar a centímetros de animais silvestres que tinham acabado de ser atropelados na estrada e ainda respiravam e se mexiam; deitar numa trilha infinita de toras cortadas de eucaliptos; entrar em crateras enormes, ocasionadas pela erosão do solo e ainda sentir isso tudo em contato com a minha pele, com o meu corpo despido de proteção, foi sem dúvida alguma uma das experiências mais marcantes, intrigantes e doloridas que já vivi.
Espero que o nosso trabalho abra os olhos para o que vem acontecendo e que a discussão, reflexão, debate ocorram. Afinal, nós temos que nos perguntar: É esse o caminho que queremos e desejamos para nossa savana? Será que conseguimos percorrer um caminho com menos agressão e mais sustentabilidade? Como fazer isso? Você quer qual caminho para esse bioma? Qual O Caminho do Cerrado?"
Modelo - MMG


Um comentário:

  1. Parabéns a todos os envolvidos neste belo projeto, que transmite em seus registros um grito de socorro e de saldando este belo ecossistema, que para muitos aparenta estranheza, mas é uma obra prima do criador.
    Parabéns e obrigado por nos brindar com estas pinturas moderna.

    ResponderExcluir